19 abr, 2024 3 min

Creator Economy: Inove e se destaque com o marketing de influência!

O aumento da digitalização nos últimos anos causou muitos impactos e mudanças na publicidade. Entre eles, o surgimento da economia dos criadores, mais conhecida como "Creator Economy", uma estrutura que mudou como vemos, fazemos e interagimos com os conteúdos produzidos na internet. 

Hoje, com a estabilização desse método, é preciso seguir novas tendências para tirar a criação do conteúdo publicitário da mesmice e aproximar ainda mais da relação com o público. 

O que é Creator Economy?

Creator Economy é um sistema onde pessoas criam e compartilham conteúdo digital; como vídeos, textos, músicas e arte, por exemplo. Esses criadores, também chamados de influenciadores digitais, possuem seguidores dedicados em suas plataformas, o que lhes permite monetizar os materiais que produzem. 

Diferentemente do que se via no passado, quando figuras públicas eram convidadas para divulgar produtos que nem sempre tinham conexão com sua personalidade e seu público, os criadores de conteúdo produzem materiais autênticos e diversificados, abordando os interesses e nichos do público que possuem influência.

Assim, desde tutoriais e entretenimento até análises aprofundadas e histórias pessoais, o conteúdo é a base dessa economia e a figura do influenciador (assim como sua personalidade e história) são determinantes para o sucesso das campanhas digitais.

No mercado farmacêutico, por exemplo, uma figura comum desse marketing de influência é a do profissional da saúde que atua, também, como criador de conteúdo.

Conheça o impacto dessa estratégia!

O impacto do método Creator Economy na publicidade representa números significativos e uma verdadeira mudança de comportamento (que vem passando por transformações nos últimos anos). 

  • Influenciadores digitais têm até 17x mais interações do que marcas no Instagram;
  • 25% dos internautas tomam decisões de compra motivados por influenciadores digitais;
  • 51% dos usuários creditam as opiniões e recomendações de produtos ou serviços aos influenciadores.

Novas práticas para inovar em 2024!

A criação de conteúdo é desenvolvida com base nas ferramentas e plataformas atualmente disponíveis, por isso, a previsão é de que novas tecnologias causem impacto direto no modo de produzir e monetizar nos próximos anos.

A nova grande proposta é o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de conteúdo, como edição de conteúdo e geração de imagens e vídeos. 

Algumas plataformas, como o YouTube, já possuem sua própria IA, que garantem mais facilidade e novas propostas nos desenvolvimentos de materiais para os espectadores.

Para nós, da Gutta, cada novidade é uma oportunidade para desenvolver ideias ainda mais criativas. Continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades do mercado publicitário e de healthcare!

Referências:

1. Creator economy: qual é o futuro do marketing de influência. PORTAL FGV. Consulta em: https://portal.fgv.br/artigos/creator-economy-qual-e-futuro-marketing-influencia. Acesso: Abril/2024.

2. Previsões Da Economia Criadora Para 2024. The Influencer Marketing Factory. Consulta em: https://theinfluencermarketingfactory.com/2024-creator-economy-predictions/. Acesso: Abril/2024

3. Descubra o que é creator economy e como você pode fazer a diferença nesse mercado. MELHOR. Consulta em: https://melhorcom.com.br/creator-economy-voce-diferenca-mercado/. Acesso: Abril/2024.

4. Influencers têm 17 vezes mais interações do que marcas no Instagram, Metropoles. Consulta em: https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/influencers-tem-17-vezes-mais-interacoes-do-que-marcas-no-instagram. Acesso: Março/2024. 


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Autor

Juliana Galvão

Redatora. Jornalista amante de um bom café. Amo o conforto de um livro, uma música ou uma novela mexicana no meu lugar favorito: minha casa.

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