O Facebook morreu? Saiba como investir em marketing digital na rede de forma estratégica em 2024
Você já deve ter ouvido a seguinte frase “o Facebook morreu? Não vejo mais as pessoas utilizando essa rede social”.
No entanto, será que é verdade isso? Continue a leitura porque vamos explorar essa questão com dados e analisar se ainda vale a pena investir em marketing digital no Facebook em 2024.
Qual a popularidade do Facebook nos dias de hoje?
O Facebook pode não ser a plataforma mais "quente" entre os jovens. Entretanto, a rede ainda tem uma base de usuários enorme.
Com mais de 2,9 bilhões de usuários ativos por mês e 1,9 bilhão de pessoas acessando a rede diariamente de acordo com a própria plataforma, o Facebook continua a ser uma das maiores plataformas de mídia social do mundo.
Público-alvo e diferenciais da plataforma
A faixa etária dos usuários do Facebook tende a ser mais diversificada do que outras redes sociais. Isso o torna um espaço importante para negócios que procuram atingir públicos variados.
O Facebook pode não ter a mesma influência que antes, mas ainda é uma excelente ferramenta para empresas. A plataforma oferece diversas opções de segmentação de público-alvo.
Essas opções permitem direcionar anúncios para pessoas com interesses específicos ou localização geográfica. Assim, empresas conseguem chegar ao público certo com maior precisão.
Vale a pena investir em marketing digital no Facebook em 2024?
A resposta é sim! Vale a pena investir em 2024 no Facebook.
Como falado anteriormente, a plataforma permite escolher qual público verá sua publicação paga e mesmo o alcance orgânico na rede caindo bastante, existem duas estratégias que trazem um diferencial no Facebook: grupos com assuntos específicos e organização de eventos.
- Grupos com assuntos específicos:
A plataforma conta com opções de diferentes assuntos e recursos para esses cursos, incluindo também a definição do público do grupo a partir de seu assunto, permitindo o seu acesso ou não.
- Organização de eventos:
Sabemos que existem outras plataformas atualmente para esse assunto, mas essa opção dentro do Facebook permite organizar eventos e conferir quais festividades irão acontecer em breve. Conseguem dentro de um mesmo local, filtrar a partir da sua localização, data e categoria.
Mas, para investir no Facebook em 2024, é crucial entender as mudanças recentes na plataforma. As atualizações de algoritmos e a integração de recursos de vídeo, como o Facebook Watch e o Reels, mudaram a dinâmica da rede social.
Uma das estratégias recomendadas - como também em outras redes sociais - é investir em anúncios de vídeo e em conteúdo de formato curto. Vídeos curtos tendem a atrair mais engajamento. Eles podem ser uma maneira eficaz de destacar produtos ou serviços.
Além disso, o uso de vídeos ao vivo é uma estratégia que pode aumentar o engajamento e a conexão com o público.
E como fica o setor da saúde dentro da plataforma?
A plataforma permite alcançar profissionais de saúde e pacientes.
Também oferece uma oportunidade para educar o público sobre temas relevantes. Assim, usar o Facebook para compartilhar informações valiosas e confiáveis pode ser uma estratégia eficaz, como realizamos aqui na Gutta Publicidade.
Referências:
- Ultrapassado? 5 motivos pelos quais ainda vale a pena usar o Facebook. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2023/04/ultrapassado-5-motivos-pelos-quais-ainda-vale-a-pena-usar-o-facebook-edsoftwares.ghtml>. Acesso em: abri. 2024.
- Facebook: vale investir na rede para a minha empresa?. Disponível em: <https://7midias.com.br/blog/2023/01/10/facebook/>. Acesso em: abri. 2024.
- Facebook ainda está bombando 20 anos depois; entenda como. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/facebook-ainda-esta-bombando-20-anos-depois-entenda-como/>. Acesso em: abri. 2024.