TECNOLOGIA E EXPERIÊNCIA: COMO OS BABY BOOMERS FAZEM PARTE DA ERA DIGITAL
Na era digital em constante evolução, a geração dos Baby Boomers, nascida entre os anos 1946 e 1964, muitas vezes é considerada como "antiga" em relação às novas tecnologias. No entanto, sua presença e influência na paisagem digital são surpreendentes.
Entender como os Baby Boomers estão se adaptando às inovações tecnológicas, deixando sua marca na era digital e desafiando estereótipos, é descobrir como essa geração continua a compartilhar sua sabedoria e experiência em um mundo cada vez mais digitalizado.
Quem são os Baby Boomers?
Os Baby Boomers são uma geração que abrange o período de nascimento após a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente entre os anos 1946 e 1964.
Eles receberam esse nome devido ao aumento acentuado das taxas de natalidade nesse período, resultando em um "boom" de nascimentos e tiveram um impacto profundo na cultura popular, na política e na economia do mundo todo, moldando muitos aspectos da sociedade moderna.
Os Baby Boomers estão presentes na Era Digital?
Com toda a certeza! Embora tenham crescido em um mundo pré-digital, muitos Baby Boomers estão adotando tecnologias e participando ativamente da era digital, como:
1. Uso de dispositivos e redes sociais
Muitos Baby Boomers possuem smartphones, tablets e computadores e utilizam de forma ativa redes sociais como o Facebook para se conectar com amigos e familiares.
2. Aprendizado Online
Outra característica desta geração, é que buscam oportunidades de aprendizado online, participando de cursos, webinars e outras atividades educacionais na internet. Além de buscar cursos para aprofundar seu próprio uso dessas tecnologias.
3. E-commerce
Seus hábitos de consumo também têm mudado, com uma crescente procura por compras online, contribuindo para o crescimento do comércio eletrônico.
4. Vídeoconferências
Os Baby Boomers tiveram que adotar as videoconferências, especialmente devido à pandemia, tornando um meio de estabelecer conexões com seus familiares.
A BrainBoxol elaborou uma pesquisa de múltiplas fontes que mapeou as principais estatísticas de como as diferentes gerações se relacionam com as tecnologias atuais e descobriu que 85% dos Baby Boomers possuem celulares e como vimos, estão conectados a essa nova era digital.
Em um mundo em constante transformação digital, os Baby Boomers têm provado que a idade não é um impedimento para abraçar a tecnologia e participar ativamente da era digital.
Seu uso de dispositivos móveis, envolvimento em redes sociais e adaptação às novas formas de comunicação, como videoconferências, são testemunhos de sua resiliência e vontade de aprender.
Referências:
1. Consumidor moderno. Como as gerações se relacionam com a tecnologia? Disponível em: <https://consumidormoderno.com.br/2019/10/28/geracoes-tecnologia/>. Acesso: out. 2023
2. Consumidor moderno.‘Old but gold’: geração prateada vai ser maioria, você está preparado para se relacionar com ela? Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-61146034>. Acesso: out. 2023