29 nov, 2023 2 min

Como a geração X se comporta no ambiente virtual?

A geração x é composta pelo grupo de pessoas nascidas entre 1960 e 1980, ou seja, que estão na faixa dos 40-60 anos. Filhos dos Baby Boomers, cresceram em plena época de evolução tecnológica e hoje, seu comportamento aberto às mudanças reflete em como esse grupo demonstra sua presença online.

A geração x representa 26% da população brasileira e contribui por 50% da receita gerada no país. São grandes números, não é?

Geração x e as redes sociais

A geração x demonstra muita flexibilidade com novos formatos e redes sociais que surgem, mas é fácil reconhecer suas preferências em relação à frequência de uso. Então, mesmo que estejam presentes em todas as redes sociais, são nas favoritas que eles vão manter o hábito virtual ativo.

  • 95% preferem o Facebook
  • 35% preferem o LinkedIn
  • 25% preferem o Twitter



Em média, esse grupo fica ativo 3 horas por dia nas redes sociais. É interessante destacar que a geração x é muito nostálgica, então músicas, programas, eventos e personalidades que marcaram sua juventude chamam muito a atenção no ambiente virtual.

O que a geração x busca no espaço virtual?

Lembra quando falamos sobre a receita gerada pela geração x? Então, a grande verdade é que o grupo é um dos que mais consome no e-commerce. Para sermos mais exatos, 70% das compras onlines são feitas por pessoas com mais de 40 anos. 

Quando falamos sobre saúde, os números reforçam um novo modelo neste ambiente: 35% dos usuários da geração x já fizeram consulta médica online. Ou seja, estamos descrevendo pessoas muito flexíveis às mudanças e abertas aos diversos benefícios que o espaço virtual pode oferecer.

A geração x define um perfil que, aqui na Gutta, gostamos de admirar e nos inspirar: pessoas que transformam o que querem em inovação. Foi assim que a televisão ganhou controle remoto, os telefones ganharam extensões, que as mensagens curtas nasceram até chegar os celulares e o cuidado com a saúde agora está presente em todas as redes, aplicativos e formatos. 



Referências:

1. Os novos hábitos digitais da Geração X e por que você não pode ignorá-los. Época Negócios. Consulta em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2022/04/os-novos-habitos-digitais-da-geracao-x-e-por-que-voce-nao-pode-ignora-los.html. Acesso em: Nov.2023.

2. Geração X. Ministério da Educação. Consulta em: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-digital/gestao/pagina-10.html. Acesso em: Nov/2023.

3. Geração X e a internet. Oito Milímetro. Consulta em: https://www.8milimetros.com.br/geracao-x-e-internet/. Acesso em: Nov/2023.

4. 6 estatísticas que o ajudarão a comercializar para a geração X. Fator. Consulta em: https://fator.ag/blog/6-estatisticas-geracao-x/. Consulta em: https://fator.ag/blog/6-estatisticas-geracao-x/. Acesso em Nov.2023.



compartilhe!

Autor

Juliana Galvão

Redatora. Jornalista amante de um bom café. Amo o conforto de um livro, uma música ou uma novela mexicana no meu lugar favorito: minha casa.

Inscreva-se em nossa newsletter Arrow Arrow