05 jul, 2024 3 min

Era prateada: quais as oportunidades para o mercado da saúde ante o envelhecimento populacional?

O envelhecimento da população é uma das tendências demográficas mais significativas do século XXI. 


Com avanços medicinais e melhores condições de existência, a expectativa de vida aumentou consideravelmente, levando a um crescimento expressivo da população idosa. 


Este fenômeno traz consigo uma série de desafios e oportunidades econômicas e sociais, especialmente no setor da saúde.

Aumento exponencial da expectativa de vida.

Por volta dos anos 2000, pesquisas já indicavam a preocupação com o envelhecimento da população, e hoje podemos observar de perto essas projeções tornarem-se realidade. 


Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60+ está crescendo mais rápido do que a de qualquer outra faixa etária:

Economia prateada e o mercado de consumo sênior.

A economia prateada foi um termo criado para se referir ao nicho da economia que é relevante para as necessidades e demandas da população idosa.³


Vale lembrar que os idosos representam 20% do consumo brasileiro, sendo os que mais consomem produtos premium (de mais alto valor) e por isso chamam cada vez mais a atenção de diferentes negócios.


Pessoas maduras são grandes consumidoras e influenciadoras de consumo em suas casas. Cerca de 22,3% dos 60+ trabalham e recebem salário 15% acima da média da população, injetando R$ 24,6 bilhões por mês na economia.

Ainda, a faixa etária foi a que mais aumentou o consumo desde o primeiro trimestre de 2020: 12% contra 5% da média da população, segundo a consultoria Kantar.³

Embora o envelhecimento populacional seja um triunfo, é também um grande desafio.

Não há dúvidas de que o envelhecimento da população é um marco de sucesso para as políticas de saúde pública, assim como para o desenvolvimento social e econômico. 

Contudo, esse crescimento repentino e desproporcional ante as demais faixas etárias, traz diversas preocupações sociais, econômicas e principalmente para a área da saúde.

Leque de novas possibilidades.

Embora o envelhecimento populacional apresente desafios significativos, ele também abre portas para inúmeras oportunidades no mercado da saúde. 

À medida que a demanda por serviços de saúde personalizados e inovadores cresce, empresas e profissionais têm a chance de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, enquanto transitam novas áreas de crescimento econômico. 

Adaptar-se a essa nova realidade é crucial para garantir que os sistemas de saúde sejam resilientes e capazes de atender às necessidades de uma população em transformação.

Referências:

1. World Health Organization. Envelhecimento ativo: uma política de saúde; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il. 

2. Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento Saudável. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel> Acessado em Junho/2024. 

3. Funpresp-Jud. Os novos 60+: envelhecimento da população cria novas oportunidades de trabalho e serviços. Veja quais são! Disponível em: <https://www.funprespjud.com.br/os-novos-60-envelhecimento-da-populacao-cria-novas-oportunidades-de-trabalho-e-servicos-veja-quais-sao/> Acessado em Junho/2024.

4. Projeto Draft. A revolução da longevidade: como é possível explorar oportunidades de negócios 50+ além da área de saúde. Disponível em: <https://www.projetodraft.com/a-revolucao-da-longevidade-como-e-possivel-explorar-oportunidades-de-negocios-50-alem-da-area-de-saude> Acessado em Junho/2024. 



compartilhe!

Autor

Maria Marques

Beletrista, dúbia, visceral. Gosta das palavras difíceis, mas é a favor mesmo da linguagem simples e inclusiva. Ama viajar, nem que seja numa boa leitura.

Inscreva-se em nossa newsletter Arrow Arrow